sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Uma mordida na realidade

O Brasil dos desdentados é um naco do que temos de pior. A OMS orienta que um país precisa ter um dentista a cada 1200 habitantes. Nossa média é de 996 pessoas por profissional.

A odontologia sobra em alguns estados e faz falta em outros, é verdade. No Maranhão a proporção é de quase 4800 habitantes por dentista. 4800!!!!! Em Santa Catarina, são 1083. Grande coisa. A solideriedade não pode ser contada nos dedos. É como tentar achar uma formiga coxa no meio do formigueiro.

Tente entender. Qual cidadão, formado por uma universidade depois de muito esforço, de muitas festas com o dinheiro do papai , de deixar de lado longos anos da sua juventude - de 4 a 5 - vai querer atender um pobre desdentado? Poucos, muito poucos. Peço respeito às exceções, mas, o negócio é faturar.

Aliás, o lance é faturar e não dar recibo para fugir da mordida do leão. Isso mesmo. Na odontologia, até o leão do imposto de renda é banguela. "Com recibo é mais caro", diz o doutor para o cidadão boca mole, que espera o fim do efeito da anestesia. Quem vai querer exigir recibo de um dentista, e ainda pedir desconto, depois de ter sido torturado indefensavelmente em uma cadeira de contornos medievais? Aquela luz na cara parecendo uma lanterna nazista anula qualquer esforço. O mais justo dos pacientes se transforma em corrupto.

Voltando aos banguelas. Chorem, pois, sorrir para vocês é algo que dá vontade de chorar. No Brasil, aquele típico torcedor do Framengo, da antiga geral do Maracanã, não tem vez. E vai se queixar com quem? Chega a dar dor nos dentes.

Para não ser acusado de defender com unhas e caninos a justiça social sem nada de positivo, vou colocar um bom exemplo nesse post. É a turma do bem http://www.turmadobem.org.br.
Um pedacinho dessa turma aparece na entrevista do Bom Dia Santa Catarina. Veja o vídeo ou acesse o site. Só não pense que não é com você.

Um comentário:

Marco Antonio Zanfra disse...

Falando em dentista, se me permite, quero fazer uma referência ao setor odontológico do Sesc. Passei por vários dentistas particulares em minha vida e nunca fui tão bem atendido quanto no Sesc, a R$ 15 por consulta, com direito a raios X e outros quetais. Só encontrei gente dedicada, que mostra amor ao que faz - porque, pelo que eu soube, o salário de um dentista lá é R$ 900 por quatro horas diárias.